O evento é promovido pela Associação Educacional Ecológica e Amigos do Rio Canoas com o apoio da Sabesp, Associação Sabesp de Franca, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Franca (AERF), Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) e Comitê de Bacia Hidrográfica Sapucaí-Mirim Grande (CBH-SMG)
As cavalgadas ecológicas fazem parte do Programa Verde Vida da Sabesp, que tem como objetivo preservar e recompor as matas ciliares do Rio Canoas e do Córrego Pouso Alegre, responsáveis por 80% e 20% do abastecimento de água em Franca, respectivamente.
As matas ciliares são sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento sustentável. A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água, que é o foco principal deste evento.
As cavalgadas complementam o programa permanente de plantio de árvores nas margens e no entorno do Canoas e Pouso Alegre, sendo esta uma maneira de prestar contas deste trabalho para a comunidade, por meio de representantes de diversos segmentos, que a cada edição acompanham o desenvolvimento do Verde Vida na região. Em 2017 o Programa Verde Vida da Sabesp plantou só em Franca 1.500 mudas na bacia hidrográfica do Rio Canoas.
Veja:
A saída e a chegada da cavalgada será no Pesque-Pague Bicho da Mata. O percurso será de 10 quilômetros com passagem pelo Rio Canoas, Córrego da Onça e trechos de matas fechadas. O passeio terá duração de aproximadamente três horas.Informações e inscrições pelos telefone (16) 3712-2056.