Hospital suspende internações na UTI após mortes de quatro bebês

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

21/03/2018

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) suspendeu temporariamente a internação de novos pacientes na UTI Neonatal após quatro mortes de bebês em Uberaba (MG).

Os óbitos foram registrados na madrugada de 20 de março conforme nota emitida pela Assessoria de Imprensa ao portal Pop Mundi e a Rádio Zebu FM. Uma investigação foi iniciada por especialistas, mas segundo o hospital os exames apontam para a bactéria “Enterobacter cloacae multissensível”.

Ainda segundo o hospital, não se trata de uma bactéria multirresistente e que “todas as medidas ligadas à higiene e prevenção de infecções estão sendo tomadas, em observância estrita aos protocolos da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital de Clínicas”.

Mortes de bebês foram confirmadas por hospital / Foto: Reprodução

Dos 20 leitos da UTI Neonatal, 18 estão ocupados. Desse total, dois bebês apresentam a bactéria, e estão recebendo tratamento para a infecção. O Hospital de Clínicas continua a investigação para identificar a fonte de contaminação.

As informações do documento ainda descartam a confirmação de infecção por KPC. No ano passado houve registro de pacientes infectados pela bactéria, porém segundo a direção do hospital “o episódio de colonizações por essa bactéria ocorrido no ano passado não atingiu a UTI Neonatal”.

Diante da grave situação, algumas medidas foram tomadas e os novos pacientes que precisem de cuidados intensivos serão encaminhados para oito leitos de apoio a demanda interna na Unidade de Cuidados Intermediários. Para que isso ocorra foram feitas as adaptações necessárias para atendimento dos pacientes.

Ainda de acordo com HC-UFTM, não houve nenhuma interdição pelos órgãos sanitários. Segundo a assessoria, ninguem do hospital irá se manifestar por meio de entrevistas e o posicionamento será feito através de comunicados oficiais. 

VEJA OS DOCUMENTOS NA ÍNTEGRA

Nota à imprensa

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informa que está apurando a causa de quatro óbitos ocorridos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na madrugada de 20 de março. Enquanto a suspeita de presença de qualquer bactéria estiver sob investigação, a UTI Neonatal não receberá novos pacientes.

Não há, até o momento, elementos que confirmem infecção por KPC. O episódio de colonizações por essa bactéria ocorrido no ano passado não atingiu a UTI Neonatal e não há, neste momento, registro de pacientes com infecção por KPC no complexo hospitalar.

Nenhum paciente será transferido. Todas as medidas ligadas à higiene, desinfecção e prevenção de contato estão sendo tomadas, em observância estrita aos protocolos da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital de Clínicas. 

Uberaba, 20 de março de 2018

 
Nota à imprensa

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informa que obteve, na manhã de 21 de março, o resultado dos exames realizados a partir de amostras sanguíneas dos quatro recém-nascidos que faleceram na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na madrugada do dia 20.

As hemoculturas comprovam que não houve contaminação pela bactéria KPC. O episódio de colonizações por essa bactéria ocorrido no ano passado não atingiu a UTI Neonatal e não há nenhum paciente com infecção por KPC no complexo hospitalar.

As hemoculturas coletadas nos quatro bebês apresentaram crescimento da bactéria Enterobacter cloacae multissensível, que não é uma bactéria multirresistente.

Não houve novos óbitos. Dos 20 leitos da UTI Neonatal, 18 estão ocupados. Desse total, dois bebês apresentam a bactéria, e estão recebendo tratamento para a infecção. O Hospital de Clínicas continua a investigação para identificar a fonte de contaminação.

Por enquanto, a Unidade de Cuidados Intermediários foi adaptada, para fornecer oito leitos de apoio à demanda interna (bebês internados em outras unidades do HC que precisem de cuidados intensivos e gestantes já internadas que apresentem trabalho de parto prematuro).

Todas as medidas ligadas à higiene e prevenção de infecções estão sendo tomadas, em observância estrita aos protocolos da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital de Clínicas. Não houve interdição do HC-UFTM por órgãos sanitários. A decisão por não receber novos pacientes na UTI Neonatal, no período, é uma medida interna de precaução.

Uberaba, 21 de março de 2018

Gerência de Atenção à Saúde HC-UFTM

Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM

hcuftm.ebserh.gov.br