A tecnologia a serviço da segurança pública, Franca é a primeira cidade da região que iniciou a implantação do sistema de boletim de ocorrência eletrônico na área de abrangência do 15º Batalhão da Policia Militar.
As operações foram iniciadas no último sábado (10) quando todos os militares da 1ª Companhia passaram a registrar os chamados somente pelo Terminal Móvel de Dados (TMD) que é um equipamento que foi instalado em todas as viaturas.
O serviço utiliza a rede de transmissão via satélite. Por ele, o policial tem acesso aos dados de veículos, pessoas e bancos de informações de órgãos de segurança de todo o estado.
Os objetivos da mudança são evitar o uso de papel como eram feitos os documentos, melhorar o planejamento, mais transparência no registro e agilidade das equipes em trabalho nas ruas.
“O policial realiza o boletim, o parceiro dele vai validar na hora aquela ocorrência, ela será encerrada e emitir um número de protocolo. Aí depois de três dias que o comandante de companhia validou o boletim, a vítima ou a parte envolvida consegue ter acesso pelo site da Polícia Militar” explicou a capitã, Cláudia Lança.
Antes de colocar o sistema em funcionamento, os policiais passaram por um treinamento e ainda estão sendo orientados por equipes que vieram de Ribeirão Preto.
Outro benefício é que os monitores instalados nas viaturas permitem que os comandantes acompanhem o local exato de cada equipe, inclusive os percursos durante o expediente de trabalho no atendimento as ocorrências. Essa é também na prática uma forma de fiscalizar que cada policial cumpra as determinações de seus superiores.
“É algo novo, é um momento de ajustes, ver de repente onde tem alguma falha e ajustar” concluiu a comandante.
Os detalhes de como funciona o sistema foram transmitidos em entrevista ao repórter Samuel Cintra pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi. Ouça:
Além da informatização do registro de ocorrências, outra modernização que também deve ser colocada em prática em breve é a digitalização da comunicação.
Após a implantação dos equipamentos, não será mais possível ouvir a frequência da PM pelos rádios amadores, prática inclusive, que é adotada por muitos bandidos para evitar as prisões durante os crimes.
A equipe de reportagem do portal Pop Mundi acompanhou a demonstração de funcionamento do TMD. Veja: