A ação dos guardadores de carro, ou popularmente conhecidos como, flanelinhas, está com os dias contados em Franca. Pelo menos é o que se pretende com a aprovação de um projeto de lei na tarde desta terça-feira (06) na Câmara Municipal.
“Todo lugar que você vai tem a extorsão. Na realidade a pessoa estaciona no campo de futebol tem que pagar, cemitério tem pagar para o flanelinha. Qualquer evento na cidade de Franca, o cidadão vai ter que pagar” desabafou o autor da proposta, Della Motta (Podemos).
Os valores variam de R$ 10 a R$ 30 e nem sempre a abordagem feita por essas pessoas é amistosa. Alguns chegam a ameaçar e até danificar os veículos daqueles que se recusam a fazer o pagamento.
“As vezes tem evento beneficente, o cidadão vai lá contribuir tem que pagar. É extorquido” acrescentou o vereador.
Com a nova lei, a mudança será feita no Código de Posturas do Município e a ação passa ser considerada ilícito administrativo, a coação e ameaça com constrangimento.
Aqueles que forem flagrados nessa condição serão multados, e a fiscalização segundo o parlamentar fica sob responsabilidade da Prefeitura. Os detalhes foram transmitidos durante entrevista ao repórter Renato Valim pela Rádio Imperador e o portal Pop Mundi.
Ouça a entrevista:
Os valores de multas não foram divulgados. O projeto agora depende da sanção do prefeito, Gilson de Souza (DEM) para que as ações sejam colocadas em prática.