As fraudes conhecidas popularmente como “gatos” estão cada vez mais frequentes na rede de energia elétrica em Franca (SP).
É o que aponta o mais recente levantamento da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) divulgado nesta quarta-feira (28) e que mostra que os furtos e desvios de energia elétrica registrados no ano passado seriam suficientes para abastecer 951 famílias por um ano.
O número de irregularidades subiu de 575 para 713 casos, entre 2016 e 2017. A alta é de 24% nos furtos sendo que o volume de energia desviada somou 1.711 MWh.
“Normalmente é o desvio de energia, adulteração do relógio fazendo com que ele marque menos, muitas vezes eles fazem desvio para que a corrente que o consumidor consome não passe pelo relógio e não seja marcada” explicou o engenheiro líder, Luis Carlos da Silva.
A empresa ainda confirmou que foram executadas 4.117 inspeções em clientes residenciais, comerciais e industriais, frente a 2.812 fiscalizações em 2016. Em virtude do alto número de fraudes, as vistorias aumentaram 46,4%.
Para adulterar o sistema, o criminoso geralmente usa chaves de fenda, fios e até houve casos de que a própria estrutura do imóvel foi modificada.
“Isso é considerado crime porque é um desvio de energia que a pessoa faz, com isso registra menos e vocês sabem que parte da conta tem a cobrança de ICMS, então quando a pessoa faz uma fraude, ela não faz o pagamento e recolhe menos imposto também e isso é um problema para sociedade” alertou Silva.
Para identificar as irregularidades a empresa mantém um sistema de monitoramento baseado no histórico de consumo, quando há queda incompatível é solicitada uma vistoria no imóvel.
Os detalhes foram passados pelo representante da empresa durante entrevista ao repórter Samuel Cintra pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi.
Ouça a entrevista:
Os valores do prejuízo causados pelas fraudes não foi divulgado. As denúncias também podem ser feitas diretamente a empresa ou a polícia.
Telefone: 0800 774 4286
E-mail: denunciafraude@cpfl.com.br
Site: https://servicosonline.cpfl.com.br/agencia-webapp/#/denuncia-furto