Os francanos que se preparem para as urnas no próximo dia 07 de outubro para a escolha de novos candidatos que irão administrar o país. Neste ano serão escolhidos, presidente da República, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
A preparação para o novo pleito já foi iniciada, os cartórios eleitorais trabalham intensamente na organização e cadastramento eleitoral. Um levantamento feito com exclusividade pelo portal Pop Mundi e a Rádio Imperador, aponta que atualmente a cidade tem 234.085 eleitores aptos para irem às urnas e que estão distribuídos em duas regiões.
Na 46ª zona eleitoral, que abrange a região Central, são 116.192 eleitores cadastrados, divididos em 334 seções. Os números apontam também que foram cancelados 11.114 títulos e 1.534 estão suspensos.
Na 291ª zona eleitoral, que abrange a região da Estação, são 117.893 eleitores cadastrados, divididos em 348 seções. Aqueles que não votaram nas últimas três eleições (sendo que cada turno é considerada uma eleição) perderam seus títulos. O cartório confirmou que 11.918 documentos foram cancelados e 1.806 estão suspensos.
Ao todo são 70 locais de votação que irão receber os eleitores neste ano, mas os números devem mudar uma vez que 09 de maio é o último dia para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.
Também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas Eleições de 2018.
Veja como está o quadro nas cidades da região:
Em entrevista ao repórter Renato Valim pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, Marcelo Queiróz, diretor do cartório do Centro, trouxe orientações aos eleitores da região.
Ouça a entrevista: