Casas são alvos de ladrões durante o Natal em Franca; VEJA!

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

27/12/2017

Bandidos deixaram prejuízos para muitos moradores durante a véspera e o dia de Natal, em Franca (SP). Pelo menos sete furtos em residências foram registrados, em vários pontos da cidade. 

Em um deles, uma sapateira de 32 anos teve a casa invadida, no Jardim Esmeralda. Segundo a vítima, ela se ausentou no dia 24 e quando retornou na terça-feira (26), deparou com a porta da sala arrombada e a falta de vários objetos. 

Para furtar, o bandido chegou a escalar um muro de aproximadamente 2,5 metros e furtou vários frascos de perfume, quase R$ 1 mil, brinquedos, microondas, uma televisão, videogame, além de joias e bijuterias. 

Ação semelhante aconteceu, na rua Continentino Jacinto da Silva, no bairro São José. Uma mulher, de 55 anos deixou o imóvel por volta das 19h de domingo (24) e quando retornou dois dias depois, também teve a desagradável surpresa. 

De acordo com a mulher, o ladrão arrombou um portão social e cinco portas na casa. Jogo de talheres em prata, forno elétrico, microondas, panelas, joias e até um abajur, foram furtados. 

Quase 130 talheres em prata e joias foram furtados

Essa não é a primeira vez que a mulher é vítima de furto. Na outra oportunidade, ladrões entraram na casa e mesmo com a presença da mãe que é idosa, eles furtaram vários produtos. 

Durante a madrugada de ontem, bandidos arraram o portão de uma escola após furto em residência em um condomínio. Um suspeito chegou a ser preso e outros três foram conduzidos à delegacia, suspeitos de receptação dos produtos furtados.

Nos dois casos, nenhum suspeito foi localizado e a Polícia Civil vai investigar. 

Dicas de segurança

O Ano Novo está próximo e com ele os festejos do Réveillon. Mais uma vez, muita gente se ausenta das casas para celebrar a passagem de ano com amigos e parentes, principalmente em ranchos na região de Franca (SP) e cidades turísticas como Rifaina (SP). 

O que muita gente esquece é que nesse momento, os ladrões aproveitam para agir. De acordo o investigar Luis Antonio Giora, algumas medidas podem dificultar a vida do criminoso. "É importante sempre deixar algum aviso para um vizinho, tentar se ausentar o menor tempo possível, não deixar acumular correspondências na garagem ou na caixa de Correios, também ajuda", disse.

Giora ainda alerta para outra tática muito utilizada pelos moradores que usam o costume de deixar uma luz acessa para passar a sensação de presença na casa, mas o que parece ser útil, pode se tornar um aliado do ladrão. "Essa coisa de deixar a luz ligada até ajuda, mas com o passar do tempo, o ladrão percebe que não há ninguém na casa e fica mais fácil para ele tentar entrar", explicou. 

Outra dica é participar do projeto Vizinhança Solidária. Implantado desde 2016, a ideia tem o objetivo de promover mais acesso dos moradores de determinado bairro ou comunidade com a Polícia Militar. 

Para isso basta que os moradores avisem uns aos outros por um grupo de WhatsApp caso algo estranho esteja acontecendo. O projeto Vizinhança Solidária pode ser implantado ponto da cidade, bastando o contato com a Polícia Militar pelos telefones: 3721-8255 ou 3724-7911.