A cidade de Franca foi sede das finais do Campeonato Estadual Sub-13 Série Ouro. Durante três dias de disputas intensas e equilibradas, Chuí Esportes Franca, MVP Franca, Paulistano e Mackenzie, ambos de São Paulo, brigaram pelo título de melhor do Estado.
A abertura aconteceu na sexta-feira, no ginásio do SESI, no confronto entre Mackenzie e MVP. A base do jogo coletivo, o time da capital suportou a pressão da torcida e venceu por 59 x 38. No segundo jogo do dia, também com ginásio lotado, o Paulistano venceu o Chuí Esportes por 66 a 39.
A segunda rodada das finais aconteceu no Ginásio Pedrocão, após o jogo entre SESI Franca Basquete e Bauru Basket, pelo NBB-10. A iniciativa deu certo e com a presença de grande público, as disputas do Sub-13 foram acirradas. Paulistano e MVP fizeram o jogo mais emocionante das finais. A equipe da Capital chegou a abrir 20 pontos de vantagem, mas nos últimos quartos, o MVP acertou a defesa e encaixou os contra-ataques. O empate saiu após uma bola de três, convertida a três segundos do fim. Final 60 x 60.
Na prorrogação mais equilíbrio, e com o Paulistano acertando um arremesso de três pontos no último segundo, empatar o jogo em 71 a 71 e levar a disputa para a segunda prorrogação. Nos últimos cinco minutos, o Paulistano aproveitou melhor os erros do adversário e venceu por 80 x 75.
No outro jogo da noite, entre Chuí Esportes e Mackenzie, o equilíbrio prevaleceu até o terceiro quarto, com as duas equipes se revezando na liderança do placar. Nos último 10 minutos o Mackenzie foi melhor, abriu vantagem e venceu por 64 a 49.
Com os resultados dos dois primeiros dias de jogos, as decisões ficaram para domingo. Mackenzie e Paulistano disputando o título e Chuí Esportes e MVP, na disputa do terceiro lugar.
No derby local, o MVP levou a melhor diante dos meninos do Chuí Esportes e venceu por 70 x 67, garantindo o terceiro lugar.
Na grande decisão mais equilíbrio e alternância no placar, como Mackenzie chegando a abrir 10 pontos de diferença na virada do terceiro para o último quarto. Mas o Paulistano acertou a defesa, e nos minutos finais conseguiu a virada no placar, garantindo o título com a vitória por 47 a 44.