O domingo (5) foi de muita tensão para milhões de estudantes que participaram da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Franca (SP), não foi diferente para 12 mil alunos que lotaram as salas dos prédios I e II da Uni-Facef e as dependências da Unifran, Faculdade de Direito e Colégio Pestalozzi.
De acordo com a coordenadora do Enem no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Míriam Spagnolo, 25% dos estudantes inscritos para o primeiro fim de semana de provas, não fizeram os exames. Em todo o país, 6,73 milhões de candidatos inscritos fizeram provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais).
O exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos tiveram cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. Além da redação, a prova teve 90 questões objetivas.
A segunda prova será no dia 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza. Este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo.