Tudo igual na série melhor de cinco pela final do Campeonato Paulista. Na noite desta terça-feira (31), na Capital, a equipe do Paulistano derrotou o Sesi/Franca por 106 a 70 (64 a 39 no primeiro tempo), empatou a série em 2 a 2 e força o jogo desempate da série.
Com a pressão de ter perdido o terceiro jogo em casa, o Paulistano entrou em quadra pensando exclusivamente na vitória. Marcando forte e aproveitando bem os erros ofensivos do time de Franca, os comandados do técnico Gustavo De Conti já no primeiro período mostraram que tudo seria diferente. Fizeram um parcial de 30 a 17. No segundo período, mantendo o mesmo ritmo, a equipe da Capital fez outra parcial favorável de 34 a 22, fechou a primeira etapa do jogo em 64 a 39, e deu grande passo para empatar a série.
O terceiro período foi o único em que Franca conseguiu equilíbrio na partida, perdendo por apenas dois pontos (18 a 16). No quarto período, sem apresentar nada diferente, o Paulistano foi acumulando pontos, inclusive com alguns reservas, casos de Vitão que fez 11 pontos seguidos, três bolas de três pontos, fazendo 96 a 61 e um parcial de 14 a 6, faltando quatro minutos para o término do jogo.
Sem encontrar uma solução no quarto período, depois de mudar a marcação para zona, pressão quadra toda, defesa combinada, mas sempre com total domínio do Paulistano, o técnico Helinho Garcia, de Franca, resolveu poupar os titulares e praticamente jogar os últimos três minutos com os reservas, alguns sub-19, a exemplo do Paulistano, com Vitão, Alex, Yago e Du Sommer. Só que em uma situação diferente: o jogo já estava ganho.
Após a derrota, o técnico Helinho Garcia comentou o resultado. “O Paulistano teve mérito para obter o resultado. Nosso time não teve serenidade para jogar uma partida de decisão. Em Franca vamos contar com o nosso sexto jogador que é nossa torcida. Vamos jogar tudo que podemos para dar esse título a nossa torcida”, completou o comandante e ídolo francano.
Para o técnico Gustavo De Conti, a boa defesa foi o princípio de tudo na vitória. “Conseguimos fazer uma defesa muito boa, tirando toda competitividade deles. Com isso a equipe cresceu ofensivamente e essa diferença que ganhamos não reflete o que é a série. Franca continua favorita, foi a equipe que fez o investimento para ser campeão e vamos prá para tentar fazer nosso melhor”, disse o treinador do Paulistano.
O quinto e decisivo encontro será disputado nesta quinta-feira (2/11), às 18 horas no ginásio Pedrocão, em Franca.