Após grande acidente que quase sugou trabalhadores e terminou com a morte de toneladas de peixes, a represa do clube Castelinho deve voltar a ter o nível de água normalizado, neste sábado (24), em Franca (SP).
De acordo com a diretoria do clube, a previsão é de normalização hoje, quando as águas devem tomar toda a extensão da lagoa que ficou apenas na lama após o rompimento da comporta, na última sexta-feira (15), quando técnicos da Prefeitura faziam uma vistoria no local.
Ainda segundo a direção, até a última quinta-feira (21), as águas já haviam tomado 60% da represa. Após os reparos, o clube comunicou em nota que trabalhos com a medição das tubulações e sistemas foram iniciados e que espera reforçar e aumentar a velocidade da comporta, com investimentos em um novo motor e novas engrenagens.
O acidente
Na sexta-feira (15), técnicos faziam vistoria na represa, quando a comporta travou e começou dispensar toda a água do local. Trabalhadores que estavam em uma canoa quase foram sugados devido a força da água. Além do susto, o vazamento da água causou a morte de toneladas de peixes.
O local que faz parte do sistema de captação de água da cidade sofre devido ao assoriamento, que é quando a terra que existe nas margens se acumula nos fundos da represa, tirando a profundidade e por consequência diminuindo a quantidade de água.
Após o desastre, técnicos estiveram na segunda-feira (18) e fizeram reparos.