Automedicação pode trazer perigos para a saúde

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

22/09/2017

Que nunca teve uma gripe, uma dor de cabeça ou em outras partes do corpo e fez uso de algum remédio indicado por um amigo, um vizinho, ou até mesmo um colega de trabalho? Pois é, só que a automedicação pode trazer problemas ainda mais graves do que um simples resfriado.

De acordo com a professora em saúde, bem estar na área de farmácia, do Senac Franca, muitos pacientes hospitalizados apresentam complicações e quadros clínicos mais graves por conta dos efeitos dos medicamentos ingeridos sem as devidas orientações de um especialista. “Muitas pessoas são hospitalizadas por conta daquele remédio que tomou com dosagens acima do indicado, sem a prescrição de um médico ou orientações de um farmacêutico, isso pode trazer problemas muito sérios à saúde. Desde uma alergia ao medicamento até intolerâncias e reações adversas”, alerta a especialista.

Jane destaca ainda que medicamentos florais, homeopatia, a medicina alternativa, também são importantes em diversos tratamentos, mas as pessoas não devem fazer uso sem as devidas prescrições de especialistas. “O paciente deve passar por profissionais da saúde para que tenham possibilidades de tratamentos e terapias, mas que possam fazer de forma adequada e segura”, conclui.

Em Franca, o Senac realiza nos dias 26 e 27 de setembro a 1ª Semana de Farmácia que tem por objetivo abordar o uso consciente e descarte correto dos medicamentos.