Laércio de Franca, uma carreira de sucesso na música

Autor: Mirellem

Fonte:

20/08/2017

Um dos mais respeitados músicos da cidade, Manoel Laércio Piovesan, faleceu aos 85 anos na manhã deste domingo (20) em decorrência de problemas de saúde. O músico estava internado no Hospital Unimed São Joaquim.

Laércio de Franca, ficou nacionalmente conhecido pelo trabalho desenvolvido durante toda carreira. O “criador” da Orquestra Laércio de Franca teve como inspiração o próprio pai, Manoel H. Piovesan.

Manoel Laércio Piovesan, o maestro de Franca/Foto: Igor do Vale 

Os primeiros passos de uma história de sucesso começaram ainda aos 07 anos quando tocava trompete na banda de Caconde.

Um dos momentos mais importantes foi em 1943 quando Laércio foi o vencedor da coroa no Programa “A Hora do Pato” transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Cinco anos mais tarde, ele veio à Franca, onde integrou a Banda Municipal.

O radialista, Paulo Roberto Verzola, que apresenta aos domingos o Programa Saúde Fala ao Coração pela Rádio Imperador AM 920 lamentou a morte do maestro.

Ouça a mensagem:

Autor de grandes obras, Laércio de Franca, teve participações expressivas no cenário musical. Entre elas, destaque para as passagens pela Orquestra de Tamoio, do Maestro Adalberto Lucas (Tim) e os conjuntos musicais dos irmãos Godofredo e Raul de Barros.

Em agosto de 2016, a Banda Mogiana fez uma homenagem ao maestro francano, Laércio Piovesan, no Teatro Municipal "José Cyrino Goulart".

Dono de um repertório respeitado, Laércio de Franca, também foi destaque nos tradicionais bailes e festas de formaturas nas décadas de 60 e 70.

Foram mais de 2.500 apresentações por todo país com as “Brincadeiras Dançantes”.

Veja o trabalho “Serenata de O Príncipe Estudante”

Da música para o cinema, a Orquestra Laércio de Franca também fez parte do filme “Balada dos Infiéis” com cenas gravadas no Grande Hotel do Barreiro, em Araxá (MG).

Perfil

Nascido em 26 de maio de 1932, Manoel Laércio Piovesan, era casado com Sonia Santos Piovesan, deixa 3 filhos, Anai, Laerson e Danielson.

O sepultamento será as 10 h nesta segunda-feira (21) no Cemitério Jardim das Oliveiras.