A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou que o Centro de Detenção Provisória (CDP) será transformado em penitenciária e dessa forma passará a receber presos condenados de todo o Estado em Franca (SP).
A mudança faz parte de um pacote assinado em decreto pelo governador, Geraldo Alckmin, que além de Franca incluiu várias outras unidades instaladas em municípios paulistas. A publicação foi feita na última sexta-feira (4) no Diário Oficial.
De acordo com a administração atual, o prédio deve ter uma redistribuição sendo que os presos provisórios serão colocados em quatro pavilhões e outros quatro devem ser direcionados para os detentos condenados em regime fechado.
O assunto foi tema discutido pelos vereadores na sessão desta terça-feira (8) na Câmara de Vereadores. E o que não faltou foram críticas a mudança feita pelo Estado, em entrevista ao repórter Renato Valim ao Pop Mundi e Rádio Imperador AM 920, o presidente do legislativo, Marco Garcia, disse que “nós sabemos que quando vem presos condenados, vem familiares também que se instalam na cidade e geralmente pessoas que também já tem envolvimento com crimes” criticou.
Ouça a entrevista completa
O CDP de Franca foi inaugurado em 2010 após uma série de discussões polêmicas, protestos e até tentativas de impedimento na Justiça.
O prédio que tem capacidade para 847 presos atualmente abriga 1.555 detentos.