PM e escolas se unem e lançam Campanha "Pipa Sem Mortes"

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

02/08/2017

A secretaria municipal da Educação iniciou essa semana, em parceria com a Polícia Militar, uma série de palestras nas escolas municipais dentro da campanha “Pipa sem Mortes”, atendendo a Lei Municipal 6383, que criou o programa, que envolve alertas sobre os riscos e os perigos do uso do cerol nas linhas de pipas.

O trabalho está sendo conduzido pela equipe da “Educação Física Escola” da Secretaria de Educação, e busca realçar a importância da prevenção de acidentes na soltura de pipas. O trabalho teve início na Escola ‘Professor Florestan Fernandes, no Jardim Vera Cruz.

Segundo Lígia Benate Gonçalves, coordenadora da equipe de “Educação Física Escola”, é comum durante o meio do ano, particularmente no mês de agosto, haver uma incidência maior de pipas colorindo os céus da cidade. “Infelizmente, junto com elas acontecem a realização de disputas entre as crianças para ver quem consegue cortar a linha da pipa do outro, utilizando, para isso, o cerol, algo que não é correto e tem reprovação total das autoridades”, alerta a dirigente.

Os motociclistas são as maiores vítimas, e muitos acidentes fatais ocorrem quando a linha com cerol atinge o pescoço do motociclista ou o derruba da moto. As próprias crianças podem ser vítimas, com riscos de atropelamento e de choque elétrico, ao brincar em lugares inadequados.

A programação segue essa semana, com as equipes de Educação Física buscando alcançar a meta de 4,3 mil estudantes dos 4ºs e 5ºs anos escolares.