Ex-prefeito é preso por fraude em licitações

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

10/07/2017

A Promotoria de Justiça de Igarapava, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Franca (SP) e a Polícia Militar realizou operação para o cumprimento de seis mandados de prisões temporárias e buscas e apreensões em 32 endereços.

Batizada de “Pândega”, a operação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa composta por agentes públicos e empresários, cuja finalidade era fraudar procedimentos licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Igarapava (SP) para desviar dinheiro público. Dentre os presos estão o ex-prefeito de Igarapava, o irmão dele, uma ex-servidora da Prefeitura e três empresários do município.

No período de 2013 a 2016, a organização criminosa fraudou procedimentos e dispensou indevidamente licitações, especialmente para prestação de serviços de transporte de pacientes da área da saúde e de estudantes, favorecendo determinadas empresas.

Os contratos firmados com as referidas empresas somaram, nos quatro anos, aproximadamente R$ 26,4 milhões. As diligências têm como finalidade, ainda, apurar fraudes e desvios de verbas públicas em licitações para realização de obras na cidade de Igarapava e para prestação de serviços de publicidade oficial do Município.

A operação foi deflagrada nas cidades de Igarapava, Franca, Pedregulho, Ribeirão Preto e Delta (MG), contando com o apoio dos Gaecos de Franca, Ribeirão Preto e de Uberaba (MG), bem como da Polícia Militar do Estado de São Paulo.