A fabricante sul-coreana Samsung manteve a liderança no mercado global de smartphones no segundo trimestre, com uma participação de mercado de 33,1% - a mesma alcançada em março, de acordo com a consultoria Strategy Analytics. A Apple, por sua vez, viu sua participação de mercado baixar para 13,6%, ante 17,9% no primeiro trimestre do ano.
De acordo com a consultoria, enquanto as vendas do mercado global de smartphones cresceram 46,7% no segundo trimestre em relação a igual intervalo do ano passado, a Apple apresentou um incremento de 26%, totalizando 31,2 milhões de unidades no período. A participação de mercado de 13,6% é a mais baixa já alcançada pela companhia desde o segundo trimestre de 2012.
Na avaliação da Strategy Analytics, o portfólio atual do iPhone tem apresentado um desempenho abaixo das expectativas e a Apple corre o risco de se perder em meio ao movimento de concorrentes com maior variedade na oferta de aparelhos sofisticados e telas em diversos tamanhos, de 3 a 5 polegadas.
A sul-coreana Samsung investiu na criação de smartphones de diferentes tamanhos, preços e níveis de sofisticação. No segundo trimestre, a companhia abocanhou um terço das vendas mundiais de aparelhos inteligentes. No período, a empresa registrou um crescimento de 56% nas vendas, para 76 milhões de unidades. O modelo Galaxy S4 apresentou uma forte demanda global, especialmente na China, o que ajudou a ampliar as vendas no período.
A Strategy Analytics destacou ainda o aumento das vendas da também coreana LG. A fabricante dobrou o volume de vendas no segundo trimestre, para 12,1 milhões. Com esse desempenho, a LG encerrou o trimestre com 5,3% de participação de mercado, ante 4,9% no primeiro trimestre e 3,7% um ano antes. O crescimento foi associado à aceitação de mercado dos novos modelos das novas linhas Optimus e Nexus. A consultoria estima ainda que a companhia poderá brigar com a Apple pelo segundo lugar no mercado se conseguir ampliar suas vendas em grandes países como Estados Unidos e China.
A ZTE foi a quarta colocada em vendas globais, com 11,5 milhões de smartphones e 5% de participação de mercado, seguida Huawei, com 11,1 milhões de aparelhos e 4,8% de participação.
Vendas globais de smartphones crescem 46,7%
As vendas mundiais de smartphones atingiram um novo recorde no segundo trimestre deste ano, totalizando 230 milhões de unidades. O volume representou um crescimento de 46,7% em relação ao mesmo período de 2012, informou a Strategy Analytics.
O ritmo de crescimento foi mais intenso que o registrado no segundo trimestre do ano passado, quando as vendas de smartphones cresciam 41,6%. No período de abril a junho, a comercialização desses aparelhos representou 59% das vendas totais de celulares no mundo.
De acordo com a consultoria, o resultado tem sido sustentado pelo aumento da demanda nos países emergentes, como a Índia, e pela adoção da tecnologia de quarta geração (4G) nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina, em substituição às tecnologias anteriores (3G e 2G).
Fonte: Valor Econômico