Maria e João: nomes biblícos são os mais registrados

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

23/07/2013
Nomes religiosos são campeões em registros no Estado de São Paulo (Foto StockImages) Nomes religiosos são campeões em registros no Estado de São Paulo (Foto StockImages)

 O nome bíblico Maria foi o mais registrado pela população paulista nos últimos oito anos, aponta levantamento inédito organizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) junto a todos os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado. Entre janeiro de 2007 e junho de 2013 foram registrados 163.039 crianças com o nome Maria no Estado de São Paulo. Na sequência aparece Ana, com 139.622 registros, e na terceira posição o primeiro nome masculino, João, com 85.407 registros de nascimentos. 

A preferência da população paulista por nomes relacionados a santos continua nas demais posições do ranking elaborado pela Arpen-SP. Na quarta posição dos nomes mais registrados no Estado nos últimos oito anos aparece Gabriel, com 81.412 registros, enquanto Pedro, com 78.944 está na quinta colocação. Em seguida, foram 68.082 crianças chamadas Julia na sexta posição, 63.584 Lucas na sétima posição, 54.738 Miguel na oitava posição, 54.738 Guilherme na nona posição e 53.691 Gustavo na décima posição. Predominam nomes masculinos no topo do ranking.

Os nomes que artistas dão aos seus filhos podem ser uma influência direta na preferência por esses nomes. Davi, por exemplo, foi o nome escolhido pela cantora Claudia Leitte para seu primeiro filho, em 2009, e pelo jogador Neymar, que teve seu filho Davi Lucca em 2011. O nome, que em 2008 estava em 33° lugar no ranking, subiu para 14° em 2009, 11° em 2010, 10° em 2011, quinto em 2012 e agora está em terceiro lugar, sendo o nome masculino mais utilizado para os recém-nascidos.

Em Franca, a predileção é pelos artistas

Apesar da realidade no Estado de São Paulo ser preferencialmente para nomes religiosos, em Franca os nomes preferidos são os de personalidades da TV, como atores ou até mesmo o nome dos personagens que eles interpretam em novelas. Segundo Manoel dos Santos, do Cartório do Registro Civil Nossa Senhora das Graças, a cada novela ou série de sucesso das grandes emissoras os nomes começam a surgir. "Toda vez que surge um personagem famoso, logo surgem mães registrando os filhos com nomes presentes nessas tramas", afirmou.

Ele também disse que existem nomes da moda. O nome do momento para meninas é Emanoela, e existem variações como Emanoelly. "Todas as semanas são três ou quatro meninas sendo registradas com esse nome", disse Santos, emendando que os nomes ligados ao catolicismo também são comuns. "Sempre existem as Marias, as Anas e os Josés, mas ainda assim, os nomes de artistas são os preferidos". Cantores internacionais também são lembrados. Rihanna tornou-se um nome requisitado graças ao estrelato da cantora.

 Homenagem e religiosidade

Henrique Alves, advogado de 32 anos, é um dos pais que decidiu registrar o filho com o nome de João, o mais lembrado este ano. Ele não seguiu padrões religiosos, mas através do nome dado ao filho, prestou uma homenagem ao pai que levava esse nome e ainda colocou no próprio filho. "Prestei uma homenagem ao meu pai, mas ele provavelmente ganhou esse nome por questões religiosas", afirmou o advogado.

Ele também acredita que os artistas influenciam sim no nome que as pessoas colocam em seus filhos, embora não tenha sido esse o caso. "Creio que sim, os artistas influenciam as pessoas que acham bonitos esses nomes e querem fazer igual, bem como acredito que os artistas muitas vezes são influenciados por essa questão de simplicidade e de religiosidade" completa Henrique que diz enxergar cada vez mais a espiritualidade na vida dos famosos.

Nomes femininos

1° Maria;

2° Ana,

3° Julia,

4° Beatriz,

5° Yasmin,

6° Isabella,

7° Sophia,

8° Laura,

9° Giovanna

10° Mariana.

   Nomes masculinos

1° João,

2° Gabriel,

3° Pedro,

4° Lucas,

5° Miguel,

6° Guilherme,

7° Gustavo,

8° Matheus,

9° Davi

10° Arthur.