Francal começa neste domingo e agita calçadistas no país

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

01/07/2017

Começa neste domingo (2), mais uma edição da FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Assessórios -, considerada a aposta da indústria e varejo do setor calçadista para a retomada dos negócios no início do ano.

Conhecida como a feira do verão brasileiro, a FRANCAL antecipa as novidades em modelos, cores, estampas e materiais que começam a chegar às lojas já em agosto. Plataforma oficial de lançamentos das coleções de verão para a indústria e o varejo de calçados, bolsas e acessórios de moda, a feira representa o início da temporada de negócios mais rentável do ano para o setor, a primavera-verão, estação que representa quase 70% das vendas anuais.

Segundo a Abicalçados (citando dados do IBGE), as vendas internas de calçados e vestuário aumentaram 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Considerada a “Capital do Calçado”, Franca (SP) vai contar com quarenta fábricas de calçados, entre elas, as 16 pequenas e microempresas que farão parte do Espaço Moda Franca para apresentar sua coleção Primavera-Verão em modelos masculinos, femininos, infantis e acessórios para lojistas de todo mundo. “Este ano nosso estande estará em um lugar privilegiado, entre o masculino e feminino, com quatro lados para facilitar a visitação”, disse Ana Teresa Arruda Rocha, gerente de Negócios do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) – entidade responsável para organização do espaço.

Para Flávia Lancha, secretária de Desenvolvimento de Franca, o momento econômico é de recuperação e retomada do crescimento e deve ser aproveitado. “Sentimos isso nos últimos meses em Franca, tanto na geração de emprego como nos resultados de outras feiras de negócios do setor. Esperamos um segundo semestre ainda mais aquecido e, por isso, temos boas expectativas para a Francal 2017: momento em que as empresas definem modelos e coleções para os lojistas se programarem para o período de maior aquecimento do mercado”, disse ela.

As exportações têm peso significativo para escoamento da produção nacional de calçados. Nos últimos anos, o coeficiente de exportação do setor – ou seja, a parcela produzida que foi exportada – ficou em 13%.

A expectativa é que a feira receba entre 1.500 e 2.000 importadores. A FRANCAL também vai contar com 58 importadores convidados de 20 países, com ênfase nos países árabes e da América Latina: Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Kuwait, Líbia, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Omã e Emirados Árabes.

De acordo com a Abicalçados, em maio as exportações de calçados surpreenderam positivamente: mais de 9,5 milhões de pares e US$ 103 milhões em faturamento, números superiores tanto em volume (13,6%) quanto em receita (44%) na relação com igual mês do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, o setor exportou 49 milhões de pares e gerou US$ 441,4 milhões em faturamento, números superiores em 1,1% e 20%, respectivamente, na comparação com mesmo período de 2016.

Em sua 49ª edição, a FRANCAL acontece de 2 a 5 de julho, no Expo Center Norte, e reúne as principais marcas do País e dezenas de novas marcas que estão despontando neste mercado. A programação completa da feira pode ser conferida no site: www.francal.com.br

FRANCAL 2017 – 49ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios

De 2 a 5 de julho, das 10h às 20h (dia 5, das 10h às 17h)

Local: Expo Center Norte, São Paulo

Promoção/Organização: Francal Feiras