Taxistas e motoristas de ônibus podem ser vacinados contra gripe

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

27/06/2017

A Vigilância Epidemiológica Municipal, órgão ligado à Secretaria de Saúde de Franca, anunciou a prorrogação do prazo de vacinação contra o vírus da gripe Influenza até o dia 7 de julho – a autorização para extensão do prazo partiu do Governo Estadual.

A campanha contra a Gripe Influenza, teve início em 17 de abril, em âmbito nacional, e se estenderia até 26 de maio, mas teve prorrogações em virtude de não ter atingido a meta de 90% de cobertura das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários escolhidos pelo Ministério da Saúde para terem preferência na vacinação.

Como não se alcançou a meta, sobraram doses da vacina e buscou-se duas iniciativas: o prolongamento do prazo, já mencionado, e a inclusão de novos grupos prioritários, ação que se repete nesta prorrogação, sendo que para essa próxima etapa da campanha, foram incluídos os seguintes grupos, que devem buscar a vacina até o dia 7 próximo; 

  • Pessoas entre 50 e 54 anos de idade – pessoas entre 55 até 59 anos já haviam sido incluídas e podem se vacinar;
  • Motoristas, cobradores e trabalhadores do transporte rodoviário;
  • Motoristas de Táxis.

Para serem vacinados, os profissionais citados precisam comprovar atuação na área, podendo ser o crachá da companhia onde trabalham ou outro documento válido. Os locais de vacinação continuam sendo as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. 

 Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em Franca já foram imunizadas, no período de 17 de abril a 25 de junho, 67.283 pessoas, o que corresponde a 76,11% da meta de 90%.