Os três novos pacotes padronizados de serviços básicos, lançados pelo Banco Central e que passaram a valer, no início deste mês, não são boas opções para o bolso do consumidor. Pelo menos, foi o que constatou a PROTESTE Associação de Consumidores ao analisar oito bancos, por meio de seus sites, que oferecem serviços com as novas regras impostas pelo BC. De acordo com a associação, fica mais em conta optar pelos serviços avulsos a contratar um desses pacotes ao abrir uma conta corrente.
Pelas novas regras, o valor do pacote padronizado nunca deve exceder a soma dos valores de seus serviços avulsos. Só que os bancos não levam em conta os serviços essenciais, aqueles que o cliente já tem por direito, na hora de somar o valor das tarifas individuais, ou seja, faz parecer que o pacote é muito mais barato em relação aos serviços avulsos.
Além disso, outro fator que pode induzir o consumidor ao erro são os serviços de extratos e transferências entre contas da mesma instituição, geralmente, gratuitos, quando são realizados pela Internet. Porém, existe uma tarifa avulsa, quando o serviço é contratado em contato direto com agência bancária.
De acordo com a Resolução Nº 4.196 do Banco Central, desde 01 de Julho, as instituições financeiras são obrigadas a disponibilizar para os correntistas, além do pacote padronizado previsto na regulamentação vigente, mais três novos pacotes padronizados. Os valores destes pacotes devem ser divulgados nas dependências da instituição e em seus sites.
Apenas o HSBC não informou em sua tabela de tarifas os novos pacotes padronizados. O Citibank informou, porém, a vigência da tabela de tarifas vale somente a partir do dia 1 de agosto, o que não está de acordo com a resolução.
Reprodução / PROTESTE