O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Ribeiro, reuniu-se com o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Nigéria, Audu Ogbeh, e representantes daquele país, para tratar de cooperação bilateral na área do agronegócio.
Os nigerianos têm interesse em importar a tecnologia usada na agropecuária pelo Brasil como equipamentos agrícolas, principalmente os empregados na pequena produção e material genético de bovinos e aves, carnes e lácteos. Além disso, querem fazer investimentos conjuntos com empresas brasileiras.
De acordo com Odilson uma missão empresarial brasileira deverá ir à Nigéria, em agosto, para negociar a venda de equipamentos agrícolas. O Mapa já encaminhou propostas de certificação zoossanitária à Nigéria, o que permitirá a exportação de material genético de bovinos e aves e de lácteos.
Com uma dieta alimentar baseada em carboidratos, a Nigéria tem interesse em proteínas animais e lácteos. Em contrapartida, o Mapa pleiteia, por exemplo, a redução da tarifa de importação de arroz, o que hoje inviabiliza o comércio do produto brasileiro.