São Paulo pode fechar novos negócios com a Espanha

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

25/04/2017

O governador Geraldo Alckmin se reuniu na manhã desta terça-feira (25/4) com o presidente da Espanha, Mariano Rajoy. As relações bilaterais, o cenário político brasileiro e oportunidades de investimento no Estado foram temas abordados no encontro.

"Os investimentos espanhóis no Brasil, especialmente em São Paulo, são crescentes. Telefonia, banco, seguros, construção, ferrovia, rodovias, são investimentos importantíssimos", comentou Alckmin, destacando um possível futuro acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Rajoy cumpre duas agendas em São Paulo. Nesta segunda-feira (24/4), participou do Fórum Espanha-Brasil, com a entrega do Prêmio Anchieta, no qual o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi homenageado.

Presidente da Espanha, Mariano Rajoy e o Governador, Geraldo Alckmin

Nesta terça-feira (25/4), Rajoy, além da reunião com o governador, fez a abertura do encontro empresarial Espanha-Brasil para cerca de 150 representantes de empresas espanholas e brasileiras, em que discutiram novas parcerias nos setores de infraestrutura, transporte, indústria aeronáutica e economia digital.

"Temos em São Paulo uma comunidade enorme de espanhóis, são mais de meio milhão de pessoas. A cidade de Santos era chamada de Barcelona brasileira. Então é uma alegria estar aqui com o presidente. Tenho certeza de que vamos ter mais investimentos da Espanha no Brasil", enfatizou o governador, relacionando a economia do país europeu à brasileira. "A Espanha também passou por um período difícil, mas está crescendo, e o Brasil também está recuperando sua economia", disse.

Segundo dados da Câmara de Comércio da Espanha no país, 55,4% das empresas de capital espanhol devem aumentar seus investimentos no Brasil entre 2017 e 2018. No começo deste ano, a responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado, Isadora Cohen, apresentou o novo modelo de concessão de rodovias paulistas para aproximadamente 60 investidores espanhóis na Câmara comercial espanhola.