O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) está com inscrições abertas para o curso gratuito de inspetores de pragas de citros, que ocorre de 2 a 4 de julho e de 30 de julho a 1º de agosto, na sede da instituição, em Araraquara, interior de São Paulo. O objetivo é orientar e capacitar os produtores a combater com maior eficácia as doenças e pragas que atingem pomares e se alastram pelos plantios, causando enormes prejuízos aos agricultores, principalmente quando ao custo de produção.
Ácaros, insetos transmissores de doenças, cochonilhas, moscas negra, branca e da fruta, além de besouros de raiz e bicho furão estão divididos entre os sete grupos que o curso abordará. "Para combater todas essas pragas o produtor precisa conhecê-las bem, assim vai conseguir identificar os sintomas das doenças e tratar com mais rapidez", disse o engenheiro do Fundecitrus, Ivaldo Sala.
Durante os três dias do curso são estudados em todos os módulos as características, o ciclo de vida, os danos, os sintomas, formas de amostragem no campo, além dos preenchimentos de fichas de inspeção.
As atividades teóricas e práticas serão realizadas na sede do Fundecitrus e em pomares da região. A capacitação é de 24 horas, e as inscrições podem ser feitas ou solicitadas pelo telefone 0800-112155 (ramal 3) ou pelo e-mail: cient@fundecitrus.com.br