O Sebrae-SP realiza entre os dia 01 e 06 de julho, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que visa capacitar profissionais formalizados e incentivar trabalhadores que queiram sair da informalidade. O evento, que ocorre em todo o Brasil, e tem como meta contribuir para a sustentabilidade dos negócios.
Em 2013, já foram atendidos 140 mil MEIs paulistas, dos quais 4000 participaram de seminários de aprimoramento técnico. "Só formalizar o negócio não garante seu sucesso. É preciso que os empreendedores busquem capacitação para fortalecer a empresa", afirma Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.
Durante a mobilização, os empresários poderão participar de oficinas e palestras do programa SEI (Sebrae para Empreendedores Individuais), que trata de temas como controle de gastos e formação de preços, além de receber consultorias sobre gestão dos negócios nos 134 postos de atendimento espalhados pelo estado.
Para ser um MEI, é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Algumas categorias que se enquadram no MEI: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, manicures, entre outros.
Na capital paulista, serão distribuídos gratuitamente kits de estudo e cartilhas em 31 Centros de Apoio ao Trabalho (CATs) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho. A programação completa da Semana do Microempreendedor Individual em São Paulo está disponível no site do Sebrae.