Os dois principais candidatos à presidência da República dos Estados Unidos, Hillary Clinton, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, estiveram frente a frente na noite desta segunda-feira (26), no primeiro debate televisivo da corrida à Casa Branca.
Segundo pesquisa realizada pela rede de televisão CNN com 521 eleitores, 62% dos entrevistados consideram que Hillary venceu o debate frente a 27% que avaliam que Trump se saiu melhor. Entre os entrevistados, 41% se identificaram como democratas e 26% como republicanos. Os demais não informaram a filiação política.
Impostos, criação de empregos, questões relativas à tensão racial e combate ao terrorismo e ao Estado Islâmico foram os principais temas discutidos. Hillary disse que vai defender a classe média e aumentar o salário mínimo. Trump garantiu que vai cortar impostos dos mais ricos para estimular os empresários. O republicano responsabilizou a adversária e o presidente Barack Obama pelo surgimento do Estado Islâmico. Em resposta, Hillary disse que Trump defendeu a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, e não tem um plano de combate ao terrorismo.
As eleições nos Estados Unidos acontecem no dia 8 de novembro. Nos dias 9 e 18 de outubro, Hillary e Trump se encontram novamente para os debates que acontecem nas cidades de Saint Louis e de Las Vegas.