O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe) informou, na manhã de hoje (6), que 79,488% dos votos do segundo turno das eleições presidenciais do Peru já foram apurados. O candidato peruano da coligação Peruanos Por el Kambio (PPK), Pedro Pablo Kuczynski, tem 50,821% dos votos, enquanto a candidata da Forças Populares, Keiko Fujimori, tem 49,179%.
O resultado final das eleições presidenciais do Peru só deve ser conhecido no final da semana (Ernesto Arias/EFE/Agência Lusa)O chefe do órgão eleitoral, Mariano Cucho, disse ontem à noite em uma conferência de imprensa, que com o resultado a democracia se fortalece e felicitou os mais de 22 milhões de peruanos que foram às urnas no domingo (5), assim como os peruanos que receberam capacitação para trabalhar no processo eleitoral.
Cucho convidou a população a esperar calmamente os resultados, que dependem ainda da apuração dos votos no exterior e em várias regiões do país. "Esperamos, com prudência e calma, as próximas etapas do processo conduzido pelo Onpe, que serão divulgadas na página desta organização", disse.
O chefe da Onpe saudou a adesão dos cidadãos nas eleições e agradeceu especialmente a os mempros do Onpe, que instalaram 74.224 seções eleitorais em todo país, que representa cobertura de 100%.
Após a coletiva de imprensa, Cucho deu declarações a uma emissora de televisão na qual estimou que o resultado final só será conhecido na próxima sexta-feira ou sábado, isso porque além dos votos de outras regiões do país, ainda precisam ser apurados os votos do exterior, que só devem começar a chegar hoje à noite.
Primeiro turno
O primeiro turno das eleições presidenciais no Peru foi no dia 10 de abril. Keiko Fujimori liderou a disputa, mas não conseguiu os mais de 50% necessários para vencer as eleições sem a necessidade de um segundo turno.