Estrutura e organização do Minerão são destaques na Copa das Confederações

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

18/06/2013

Primeira partida da Copa das Confederações realizada no estádio mineiro recebe elogios no site oficial da Fifa. Mineirão recebeu público de 20.187 torcedores para o jogo Taiti x Nigéria pela Copa das Confederações.

A partida, realizada nesta segunda-feira (17), no Mineirão, em Belo Horizonte, representou um marco para o Estado. Além de receber um jogo válido por um torneio oficial da Fifa pela primeira vez desde 1950, quando o Brasil sediou a Copa daquele ano.

O primeiro jogo da Copa das Confederações, realizado na capital mineira, colocou à prova uma organização que vem sendo planejada desde 2011 pelo Governo de Minas. Todas as forças de segurança do Estado atuaram integradas para garantir a tranquilidade dos torcedores. Pontos estratégicos de Belo Horizonte foram monitorados por mais de 500 câmeras, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), implantado na Cidade Administrativa.

O Batalhão da Copa é composto por 1.500 policiais, treinados nas áreas de segurança para o turismo, análise de documentos pessoais internacionais, atendimento pré-hospitalar, atuação em locais de grandes concentrações e intervenção em situações de crise. Os militares receberam capacitação em línguas estrangeiras. A força-tarefa conta, além da Polícia Militar, com oficiais com Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, com reforço da Polícia Federal e das Forças Armadas.

A partida, vencida pela equipe nigeriana por 6 a 1, foi classificada como uma "festa para todos" pela Fifa. Em seu site oficial, a entidade máxima do futebol mundial destacou o sucesso da realização da disputa entre Nigéria e Taiti, com ênfase na empolgação da torcida mineira.

"De um lado, nigerianos festejavam o resultado. Do outro, taitianos deixavam o gramado ovacionados", relatou a Fifa, em seu site, em alusão ao fato de que a grande maioria do público mineiro presente no Mineirão torceu pelo Taiti no jogo desta segunda-feira, aplaudindo e apoiando a equipe da Polinésia Francesa.