INPA inaugura nova estrutura da Estação de Fruticultura
Autor: Redação Pop Mundi
Fonte:
Foi inaugurado na última segunda-feira (17) o alojamento da Estação Experimental de Fruticultura Tropical (EEFT), para os funcionários que mantém as coleções e os experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI). A estação possui 21.000 hectares, junto com a Reserva Florestal Adolpho Ducke.
Para o diretor do INPA, Adalberto Val, a estrutura é um suporte para ajudar a avançar as pesquisas no país. "Para fazer pesquisa de bom nível, precisamos de duas coisas fundamentais; cérebros, pois é preciso gente capacitada para fazer pesquisas; e infraestrutura, bons prédios, bons equipamentos, tudo para que possamos produzir resultados robustos e assim gerar renda e melhorar a qualidade de vida da população".
As principais pesquisas realizadas na estação, segundo o coordenador, Charles Clement, é a de camu-camu, que estuda os recursos genéticos do fruto e está buscando a adaptação em terra firme para produtividade, além dos experimentos com pupunhas para palmito.
O principal foco da estação é expandir os estudos e novas pesquisas para o Brasil, principalmente no que se refere às regiões tropicais do planeta.