Segundo dados, houve queda de mais de 61% no preço dos computadores em 10 anos
mesmo novo e mais caro, Windows 8 está nos computadores que apresentaram maior venda (Foto: Divulgação)
Estimulado por programas nacionais de incentivo e também indo na cola da inflação internacional, especialmente a do dólar em que se baseia a maior parte do valor de suas peças, os computadores seguem numa crescente necessidade na vida dos brasileiros. Segundo pesquisa, mesmo que tenha alta da inflação, o preço das máquinas caiu até 61% se comparados a épocas similares a anos anteriores.
A pesquisa feita pela IPCA (Índice Nacional de Preço as ao Consumidor) mostra que ladeada com outros produtos eletrônicos a queda é visível tendo em vista outros produtos, como por exemplo, o carro zero. No mesmo espaço de tempo, ele teve uma alta de mais de 6,26%.
Segundo Edmilson que trabalha na loja especializada Mega System, em Franca, a queda do preço e o aumento da procura é real. "A faixa etária que mais nos procura é a de 16 a 21 anos", afirma ele que ainda ressalta que a procura acontece por todas as faixas embora essa seja a maior. A baixa dos preços e a produção de produtos acessíveis ao consumidor de baixa renda é algo destacado pela pesquisa e por Edmilson, que garante ter sido essa uma das razões pela alta nas vendas "Hoje ficou mais fácil para as pessoas comprarem um computador", diz ele garantindo que a pesquisa é real.