Calendário esportivo de Uberaba fecha o ano com público médio de 50 mil pessoas e investimento direto ou indireto no turismo de R$30 milhões, entre setores como hotelaria, segurança, transporte e comércio.
"Esse foi um ano da política esportiva, com aumento da auto-estima dos uberabenses de modo geral. A cidade se destacou mundialmente com grandes campeonatos, o que nos deu também credibilidade para realizar futuras competições. Ainda tivemos um trabalho amplo no âmbito escolar e universitário, com eventos esportivos", destaca o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Luiz Alberto Medina.
Em 2015, a cidade teve destaque na realização do Campeonato Mundial de Handebol Júnior, elogiado pelos dirigentes da Federação Internacional de Handebol (IHF), e o Grand Prix de Futsal, que também oportunizou reconhecimento internacional para Uberaba. Durante estas competições, o Centro Olímpico Municipal teve lotação máxima e foi apresentado como palco para grandes eventos esportivos.
Ainda foram realizados os Jogos Escolares de Uberaba (JEURA) e a Copa Uberaba de Futsal, que reuniu mais de 9 mil atletas. Também foram sediadas competições estaduais, com a segunda etapa dos Jogos de Minas, que reuniu mil atletas; os Jogos Escolas de Minas Gerais (JEMG), com 6 mil atletas; etapa do Campeonato Mineiro de Basquete em Cadeira de Rodas, Campeonato Mineiro de Badminton e a final do Campeonato Mineiro de Voleibol feminino.
Uberaba ainda sediou jogos universitários, como as Engenharíadas e os Jogos Jurídicos Mineiros, reunindo 2 mil estudantes de todo o estado; entre diversas outras competições.
O ano foi encerrado com a final da I Copa Ouro de Futsal, lançada em comemoração aos 20 anos da Copa Uberaba de Futsal. "A competição reuniu as 12 melhores equipes de futsal da cidade, com vitória da equipe do UTC. O time se sagrou campeão vencendo na final a equipe do Red Bull por 4x3 em jogo realizado no Cemea Boa Vista,", informou Carlos Alberto de Queiroz Júnior, da Funel.
Para 2016, a Fundação já tem confirmados dois eventos internacionais para o primeiro semestre. O primeiro é o retorno do Grand Prix de Futsal em parceria com o Globo Esporte TV, seguido por um amistoso de vôlei entre Brasil e Polônia, nos preparativos para as Olimpíadas e o Torneio de Quatro Nações do Handebol. A cidade também terá a passagem da Tocha Olímpica, que trará um comboio de cerca de 300 pessoas e envolverá alunos da Rede Municipal de Ensino.
"Nossa expectativa é que esses eventos sirvam de espelho para os jovens na cidade e que em um futuro bem próximo tenhamos times aqui. Também agradeço os parceiros da prefeitura, órgãos públicos do Estado, aos patrocinadores e à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que apoiaram as competições", conclui Medina.