Protestos organizados contra aumento de tarifas assustam as autoridades

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

14/06/2013

Governo e até mesmo alguns veículos de mídia se assustam com proporção tomada pelas manifestações

Manifestantes ocupam as ruas de São paulo em busca de seus objetivos (Foto: Reprodução Facebook) Manifestantes ocupam as ruas de São paulo em busca de seus objetivos (Foto: Reprodução Facebook)

Com seu quinto ato de manisfesto contra a alteração no valor das tarifas do transporte público na cidade de São Paulo marcado para a próxima semana, os manifestantes que dessa vez não são poucos, estão conseguindo grande mobilização. O diferencial, é que além de redes sociais, dessa vez o movimento está levando de fato pessoas para as ruas, e "assustadoramente" , a quantidade não é pequena.

Num evento que já tem mais de 33 mil pessoas confirmadas para a próxima semana, o movimento apoiado pelo grupo Anonymous Br4asil tem gerado grande repercussão na mídia, não apenas porque ainda vai acontecer, mas porque está marcado para se realizar depois de tantas manifestações públicas de repúdio contra o aumento da passagem. Existem até mesmo postagens em sites de notícia que dão a data como essa semana para que o protesto tão esperado, o que causa revolta nos manifestantes que acreditam ser essa uma manobra para que haja uma espécie de distorção nos fatos  para causar a dispersão e confusão dos interessados.

Entenda o caso

Iniciada há cerca de duas semanas, os protestos tem tomado as ruas da grande capital paulista. Indignados, os moradores da cidade reclama do aumento da tarifa para o transporte público que, de R$3 reais passaria para R$3,20. O aumento que parece pequeno aos olhos de muitos, gerou grande diferença no saldo final do mês utilizados com transportes dos trabalhadores de São Paulo. A maior reclamação, foi a de que houve o aumento da tarifa, mas não a melhora da qualidade.  Trens lotados, ônibus que não passam estão entre as maiores frustrações do paulista.

Na noite de ontem, o maior dos eventos aconteceu e repercutiu em toda a mídia e deixou dezenas de feridos e uma quantidade incrível de cenas registradas de agressões a jornalistas e manifestantes. Era possível ler por toda a tarde usuários do facebook moradores da capital relatando sons de bomba e e de manifestantes ao mesmo tempo. Fotos passaram a pipocar na internet em sites de notícias, que em sua maioria hoje, mostram declarações e imagens de pessoas que estavam presentes no ato.

Jornalistas feridos, e até mesmo detidos por andar com vinagre para evitar os efeitos do gás lacrimogênio ganharam os sites. Mas nada tem causado tanto alarde como policial que quebrou o vídeo da própria viatura e não sabia que era filmado. Veja a cena a seguir.