Pelo menos 21 pessoas morreram em atentados perpetrados ontem (20), provavelmente pelo grupo islâmico Boko Haram em Maiduguri, no Nordeste da Nigéria, disseram nesta segunda-feira (21) testemunhas, citadas pela Agência France Press.
Em comunicado, o porta-voz do Exército, Sani Usman, informou que "houve três explosões de dispositivos improvisados nas zonas de Gomari e Ajilari, em Maiduguri, às 07h21 ". O comunicado não precisou o número de vítimas.
Testemunhas citadas pela agência, no entanto, falam de quatro explosões, incluindo uma em uma mesquita. Um grupo de pessoas que assistiam à transmissão de um jogo na televisão teria morrido nas explosões, totalizando 21 vítimas.
Sani Usman considerou que, "apesar de os pormenores não estarem claros, é importante notar que os ataques demonstram um elevado grau de desespero por parte dos terroristas do Boko Haram".
O Exército nigeriano tem feito uma série de avanços contra o Boko Haram, após o presidente Muhammadu Buhari ter, recentemente, fixado um prazo de três meses para eliminar os extremistas.
Maiduguri, capital do estado de Borno e local de nascimento do Boko Haram, é o centro da atividade do grupo há seis anos.
O Boko Haram, que quer criar um estado islâmico no Norte da Nigéria, já matou pelo menos 15 mil pessoas e obrigou o deslocamento de mais de 2 milhões de habitantes, desde 2009.
Fonte: Agência Brasil