A audiência pública será realizada pela Comissão de Integração Nacional, por solicitação da deputada Júlia Marinho (PSC-PA).
Amazônia / Foto: ReproduçãoA Comissão de Integração Nacional realiza nesta quinta-feira (20) audiência pública sobre a expansão da lavoura cacaueira nos estados da região Amazônica. A autora do requerimento, deputada Júlia Marinho, do PSC do Pará, defende que seja implementado um programa de expansão da cacauicultura no norte do país, uma parceria entre governos e sociedade civil e investimentos na infraestrutura necessária para a atividade:
"Nós precisamos buscar meios, de maneira que esse cacau produzido na Amazônia tenha um destino tanto no que diz respeito à produção de chocolate como, também, na exportação. Hoje, o cacau é um produto que é comercializado em todo o estado. E, também, podemos trabalhar para que essa produção cresça na exportação também. Nós acreditamos que, partindo dessas informações que vamos alcançar nessa audiência pública, com certeza, vamos abrir portas e a produção vai crescer e bastante."
Segundo dados do IBGE, a produção brasileira estimada de cacau para o ano de 2015 é de quase 260 mil toneladas, 11% a menos do que a produção obtida em 2014, que chegou a quase 292 mil toneladas de cacau.