Adolescente brasileiro passa por transplante pago pelo SUS nos EUA

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

13/07/2015

O adolescente Antônio Gleiber Cassiano Júnior, 16 anos, que precisava de um transplante de intestino para sobreviver e recorreu à Justiça para que a União custeasse o procedimento nos Estados Unidos, passou pela cirurgia na tarde deste domingo (12), no Jackson Memorial Hospital, em Miami.

O procedimento, pago pelo governo brasileiro, foi bem sucedido. O jovem sofre de uma condição chamada síndrome do intestino ultracurto, que fez com que ele perdesse 95% do intestino delgado, o que o impedia de ingerir alimentos. O custo total do procedimento é estimado em R$ 3,5 milhões.

O pagamento foi feito pela União depois de uma batalha judicial que começou em novembro. Nas próximas semanas, deverá ser a vez do menino Davi Miguel, de Franca que completou recentemente um ano de idade. Ele nasceu com uma doença nas microvilosidades intestinais chamada diarreia intratável e também irá realizar um transplante nos Estados Unidos. Já houve decisão judicial favorável à família para que o SUS assuma o custo do procedimento, que é de R$ 4 milhões.