Dados da Boa Vista SCPC mostram que, em 2015, as vendas do comércio brasileiro no Dia das Mães recuaram 1,2% quando comparadas a 2014. É o primeiro recuo das vendas para a data desde 2008, quando o indicador foi criado, e provavelmente o pior desempenho para o período desde 1990, quando a economia sofria os impactos do bloqueio da poupança promovido pelo Plano Collor. Em faturamento, o recuo representa uma perda de R$ 7 bilhões em relação ao ano passado, de acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Para a apuração do faturamento, foram consideradas não apenas as consultas à Boa Vista SCPC (aproximação para o número de vendas), mas também a queda do valor médio do presente - de R$ 65 para R$ 57 entre 2014 e 2015, segundo sondagem elaborada pela FecomercioSP. Ante recuos das vendas e do valor do presente, estima-se que a queda do faturamento real do comércio brasileiro no período possa ter chegado a 19%.
O resultado apenas confirma o cenário já antecipado pelas Entidades. A inflação elevada, os juros altos e a piora no mercado de trabalho derrubaram a confiança do consumidor para o menor nível em 12 anos. A menor confiança vem se traduzindo em um comportamento mais cauteloso por parte do consumidor, que compra menos e evita novas dívidas. No Dia das Mães, isso levou não só a um recuo das vendas, mas a uma expressiva queda do valor médio dos presentes e, consequentemente, do faturamento do comércio.
O movimento das vendas no Dia das Mães, portanto, segue a tendência de desaceleração do varejo como um todo e antecipa um ano de menor crescimento para o comércio. Diante do cenário econômico incerto, do desaquecimento no mercado de trabalho e da perda de poder aquisitivo dos consumidores, uma retomada da confiança ainda parece distante, comprometendo, assim, a economia e as vendas do varejo em 2015.
Nota metodológica
O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional. Para este Dia das Mães, foram consideradas as consultas realizadas no período de 4 a 10 de maio de 2015 comparadas às consultas realizadas entre 5 e 11 de maio de 2014. A variação no faturamento, por sua vez, é estimada com base na variação das consultas, na sondagem elaborada pela FecomercioSP e nos dados da Pesquisa Anual do Comércio (PAC) e da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), ambas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).