Embarques de soja aumentam 13% no terminal portuário paulista

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

30/04/2015

Durante a Agrishow, ministro dos Portos, diz que 55% das cargas chegam ao terminal por ferrovia, numa inversão inédita.

A movimentação de cargas no Porto de Santos apresentou um resultado inédito no mês de março, no que diz respeito à forma de escoamento das mercadorias. Pela primeira vez, houve uma inversão, com 55% da carga chegando ao terminal portuário por ferrovias e 45% por rodovias. A informação foi prestada nesta quinta (30) pelo ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, em entrevista coletiva na Agrishow 2015. "Essa inversão representa uma vitória na estratégia governamental de tornar mais competitivos nossos terminais e assim contribuir para redução dos custos logísticos, favorecendo especialmente o agronegócio", disse o ministro.

Além desse predomínio da ferrovia no escoamento de cargas em Santos, o ministro também informou que, em abril, foi registrado um aumento de 13% nos embarques de soja no terminal paulista, em comparação com abril de 2014. "Isso é bastante relevante, principalmente pelos transtornos causados pelo incêndio que praticamente paralisou a movimentação de caminhões por uma semana", lembrou Araújo. A safra de boas notícias em relação aos portos, segundo o ministro, inclui ainda o alcance da marca de 98% no índice de adesão ao agendamento da chegada de caminhões no Porto de Santos.

De acordo com o ministro, que enfatizou a importância da Agrishow para o aprimoramento do agronegócio brasileiro, a estratégia do Governo Federal é acelerar as concessões na direção da modernização da estrutura portuária junto com a de transportes em geral. "Agora mesmo, estamos no aguardo do parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre um lote de 29 solicitações de arrendamento de portos públicos. A definição deve sair na próxima semana", informou Araújo. Outra ação que, segundo ele, deve merecer atenção especial é acelerar as obras do chamado Arco Norte, conjunto de rodovias, ferrovias e hidrovias cujo objetivo principal é facilitar o escoamento da safra de grãos do Centro-Oeste em direção aos portos do Norte e Nordeste.

Após a entrevista coletiva, o ministro fez um tour pela Agrishow acompanhado da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, de vários parlamentares estaduais e federais, além de diretores da Faesp - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e da Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.