As vagas de trabalho temporárias que surgem no final do ano são excelentes oportunidades para quem busca o primeiro emprego, para quem está há muito tempo sem trabalhar e deseja voltar ao mercado ou até para quem quer uma renda extra. Para os jovens, pode representar o primeiro emprego e uma excelente forma de adquirir experiência.
De acordo com Marcos Wolff, coordenador de operações da Secretaria do Emprego, se o objetivo é a conquista da efetivação no emprego, o contratado deve demonstrar seu potencial, fazer com que seu trabalho se destaque, apresente um diferencial, e leve o empregador a tomar a decisão de mantê-lo na função. "É preciso ter em mente que ele está sendo avaliado, e que muitos empregadores aproveitam este período para escolher quais temporários tem o perfil adequado para integrarem suas equipes", afirma.
Wolff também destaca algumas qualidades que podem fazer a diferença na hora do empregador escolher o profissional que será efetivado, são elas: dinamismo; comprometimento; pró-atividade; dedicação; responsabilidade; respeito; profissionalismo; relacionamento pessoal; comunicação; flexibilidade; positividade e encarar a oportunidades como se fosse efetivo.
E para aqueles que ainda não encontraram uma vaga temporária, o especialista lembra que uma das possibilidades é fazer o cadastro no programa Emprega São Paulo/Mais Emprego, através do portal www.empregasaopaulo.sp.gov.br, ou comparecer a um dos 251 Postos de Atendimento ao Trabalhador espalhados por todo o Estado de São Paulo.