Chuva e ventos fortes atingem o Sudeste nesta quarta

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

04/11/2014

Na quarta, dia 5, a frente fria avança entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, levando temporais aos três Estados. O acumulado pode passar dos 60mm. A chuva pode provocar transtornos como alagamentos, além de vir acompanhada de descargas elétricas e ventos fortes.

Na quinta, dia 6, o tempo segue instável em São Paulo e no sul de Minas Gerais, mas a chuva acontece com menor intensidade. As demais áreas do Sudeste têm apenas nebulosidade variável. O dia começa com temperaturas mais agradáveis em toda região e faz calor na parte da tarde, principalmente na faixa oeste. Apesar das temperaturas elevadas, a umidade cai apenas no norte de Minas.

Sul

Na quarta, a frente fria que estava atuando no Sul do país começa a avançar em direção ao Sudeste e o tempo fica firme no Rio Grande do Sul, no sul e no oeste de Santa Catarina, além do sul paranaense. Nas outras áreas da região, a frente fria ainda deixa algumas nuvens que provocam chuva no decorrer do dia. Há risco para chuva forte no norte do Paraná. Além disso, uma massa de ar frio começa a influenciar o tempo na região e diminui as temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O dia começa com sensação de frio, com temperaturas oscilando entre 9°C e 12°C.

Na quinta, entre o fim da tarde e a noite, novas áreas de instabilidade se formam à oeste da região e deixam o tempo instável novamente no Sul. As pancadas estão previstas para o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná. O tempo firme segue apenas no leste e norte catarinense e na faixa leste paranaense.

Centro-Oeste

Na quarta, nenhuma novidade para o Centro-Oeste. As instabilidades seguem atuando sobre a região e provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia. As temperaturas seguem elevadas em todos os Estados, mas a sensação de calor é maior no oeste do Mato Grosso do Sul e também no Mato Grasso. Como a umidade segue alta, mesmo com as temperaturas elevadas a umidade do ar não registra valores baixos.

A partir de quinta, as chuvas enfraquecem e voltam a ocorrer de forma isolada nos três Estados e no Distrito Federal.

Norte

Na quarta, as instabilidades diminuem ainda mais pelo Nordeste, com pancadas de chuva que acontecem apenas no litoral entre a Bahia e a costa de Pernambuco. Há chance para algumas pancadas no sul do Maranhão, mas que devem acontecer de maneira bem isolada. Faz calor em todos os Estados.

Apesar das chuvas continuarem nos dias seguintes, especialmente no interior nordestino, não é esperado nenhum grande acumulado nesta semana na região.

Nordeste

Na quarta, o calor e umidade, junto com os ventos em altos níveis da atmosfera ajudam a formar as nuvens de chuva pelo Norte do país. Há previsão para pancadas a qualquer momento. As temperaturas continuam elevadas, com máximas que superam os 36°C no interior do Amazonas e no norte do Pará.

Na quinta, as pancadas de chuva acontecem em todos os Estados, mas os maiores acumulados são Esperados para o oeste da região. O dia já começa com temperaturas elevadas em Manaus, mas a partir da tarde é que o calor e o tempo abafado predominam sobre toda região.

Fonte: SOMAR METEREOLOGIA