Foto: Divulgação
Em que pese o clima atípico que predominou durante todo o dia nesta quarta-feira, com baixa temperatura, as equipes do Departamento de Esportes da Prefeitura contabilizaram até por volta das 16 h, um número estimado de 105 mi participantes em atividades esportivas no Dia do Desafio. A cidade, conforme o divulgado, enfrentava o município de Petrópolis, no Rio de Janeiro e os números finais seriam confrontados e divulgados depois das 21 h, através do organizador geral do evento, o SESC (Serviço Social do Comércio).
Em Franca, a mobilização envolveu diretamente mais de 50 servidores das áreas de Educação e Esportes, que desde as primeiras se postaram na central de atendimento do 3723-9500 e nas visitas a centros esportivos, escolas, academias e outros recintos. No Parque Fernando Costa, logo pela manhã, houve uma caminhada com centenas de participantes, mas depois, outras movimentações foram acontecendo dentro das rotinas do trabalho regular mantido pela Prefeitura, ora através do Departamento de Esportes e também em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde, onde funcionam vários grupos do projeto Vida Viva.
Américo Rossato, gerente de Esportes do município, afirmou que no final da tarde seriam transmitidos os dados das unidades municipais de ensino, que estiveram todas envolvidas e os professores ficaram de registrar os seus feitos. A tabulação dos dados estava sendo feita toda na central mantida junto ao complexo Poliesportivo e a expectativa era que o número superasse, com os números das escolas, a 130 mil pessoas.
Como dezenas de academias foram convidadas e estimuladas a registrar suas participações, aguardava-se para depois das 20 h, mais um número considerável de participantes fazendo contatos no Departamento de Esportes. Em razão das chuvas que caíram durante todo o dia, os trios elétricos que estavam agendados para animar alguns ambientes externos, acabaram não podendo ser utilizados.