Após palestra sobre liderança, numa faculdade em São Paulo, o Mão Santa falou aos jornalistas sobre a doença, tratamento e projetos.
Oscar se diz muito confiante na luta para combater o câncer no cérebro, descoberto em 2011, durante viagem aos EUA. O atleta sentiu mal e desmaiou dentro de uma banheira em um SPA. "Eu venci desafios em toda a minha vida e este é mais um", disse Oscar, sobre a doença.
Ainda sobre o tratamento Oscar disse que às vezes se sente enjoado devido aos fortes medicamentos, e sempre muito descontraído, o Mão Santa ainda aproveitou para "brincar" com a situação. "Se tiver de abrir a cabeça dez vezes, vou abrir. Desde que eu possa seguir palestrando, não tem problema", concluiu Oscar.
Oscar já foi submetido a duas cirurgias para retirada de tumores no cérebro. A primeira ocorreu em 2011 quando o atleta retirou um tumor benigno. Em 30 de abril deste ano, o jogador passou por mais uma intervenção cirúrgica, no mesmo local, desta vez para a retirada de um tumor maligno.
Palmeiras (BRA), Sírio (BRA), Caserta (ITA), Pavia (ITA), Forum/Valladolid (ESP), Corinthians (BRA), Bandeirantes (BRA), Bauru (BRA) e Flamengo (BRA)
Bronze: Campeonato Mundial de Basquete (Filipinas-1978)
Bronze: Jogos Pan-Americanos (San Juan-1979)
Ouro: Jogos Pan-Americanos (Indianápolis 1987)
Maior pontuador de todos os tempos com 49.703 pontos
Jogador de basquete com mais participações em olimpíadas, cinco no total
Três vezes cestinha em olimpíadas