Está dada a largada para a primeira edição do Festival Internacional de Robótica, um dos eventos da oitava edição da Olimpíada do Conhecimento. 210 estudantes brasileiros e estrangeiros, de nove a 16 anos, vão ser desafiados a realizar situações problema utilizando robôs construídos e programados pelos próprios estudantes.
Ao todo, são 23 times, sendo 18 equipes brasileiras e cinco de outros países, como Áustria, Chile, Canadá, Estados Unidos e Estônia. O estudante chileno, Sebástian Alvear, de 17 anos, conta um pouco do projeto que desenvolveu para a competição.
O estudante Sebástian Alvear "Nosso projeto é uma sonda segura para catástrofes naturais. Nosso projeto é super completo e também temos a convicção que como ensaiamos e treinamos muito e duramente, então temos a convicção de que vamos ganhar", afirmou Alvear.
Para o diretor de operações do SESI, Marcus Tadeu Siqueira, o festival estimula a resolução de problemas com base na realidade. "O nosso compromisso é aprender e compartilhar por meio daquilo que sempre acontece nos festivais de robótica, o exercício da criatividade e a busca de soluções inovadoras para problemas que afetem milhares de pessoas", disse Siqueira