Além dos estudantes do ensino profissional, muita gente também quer estar mais próximo da Olimpíada do Conhecimento 2014.Os 475 voluntários vão atuar nas visitas guiadas, recepção das comitivas e no restaurante do evento, no Expominas.
Para a dona de casa mineira, Vilma Fernandes, de 56 anos, é uma delas. Ela vai ajudar na distribuição dos lanches aos participantes e conta que se inscreveu para o programa porque acredita no futuro dos jovens competidores.
"Eu acho interessante, porque hoje a juventude está tendo mais oportunidadeS. Antigamente eles não tinham essa oportunidade, hoje eles estão tendo. Eu acho que não custa nada a gente ajudar um pouquinho né? O meu foco foi olhar pelos jovens, eu achei importante isso. Eu espero que os jovens aproveitem essa oportunidade", disse a dona de casa.
A experiência de voluntariado vai funcionar como um teste para a versão internacional do torneio, a WorldSkills, que vai ser realizada pela primeira vez no Brasil, em 2015, em São Paulo.A coordenadora do programa de Voluntários da Olimpíada do Conhecimento, Janaína Mascarenhas, conta que o foco maior do projeto é mostrar a importância do ensino profissional.
"O objetivo maior é que a gente consiga alcançar o maior número de jovens para que eles conheçam a educação profissional e aí nada melhor que um programa de voluntariado para que eles estejam bem próximos atuando mesmo, sendo participativos mesmo na realização do evento", disse Janaína Mascarenhas - coordenadora do programa de voluntariado.
A largada da Olimpíada do Conhecimento já foi dada. As provas da competição começam nesta quarta-feira (03), no Expominas, em Belo Horizonte. Visite a Olimpíada. A entrada é franca.