Ministério da Saúde envia 1,2 toneladas de medicamentos e insumos de saúde para Serra Leoa

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

28/08/2014

Cinco kits com medicamentos e insumos em saúde foram enviados quinta-feira (28) para Serra Leoa, na África, país acometido pelo vírus do Ebola. De acordo com o Ministério da Saúde, os kits contêm 48 itens, sendo 30 tipos de medicamentos, incluindo antibióticos e anti-inflamatórios, e 18 insumos para primeiros-socorros, como luvas e máscaras. Cada kit é suficiente para atender cerca de 500 pessoas por três meses.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, conta que a doação é uma resposta do Brasil ao chamamento da Organização Mundial da Saúde por apoio e cooperação internacional. "Tem sido bastante importante essa ajuda que o governo brasileiro tem feito, reafirmando compromisso do Brasil em apoiar as ações de controle e ajudar a Organização Mundial de Saúde nessa empreitada. Portanto fazer a primeira linha de bloqueio onde esses casos estão ocorrendo é estratégia fundamental", afirma Chioro.

O ministro Arthur Chioro reforça ainda que não há atualmente riscos de casos de Ebola no Brasil. "A gente reafirma aquilo que já estamos dizendo há várias semanas, de que é extremamente baixo o risco. O contagio se dá pelas secreções então, os casos são facilmente identificáveis. Hoje você tem uma linha uma linha de bloqueio nos portos e aeroportos nos dos 3 países onde estão ocorrendo os casos. E temos uma terceira linha de bloqueio feitos pelos profissionais da Anvisa, nos portos e aeroportos nacionais e internacionais aqui no nosso país. A possibilidade de transmissão para o Brasil é muito pequena", disse o Ministro.

A ajuda do Brasil aos países com transmissão de Ebola começou em junho, com a doação de quatro kits para a Guiné. Também está previsto o envio de mais cinco kits para a Libéria. Para saber mais, acessa: www.saude.gov.br.

Veja também:

Ebola: novo balanço da OMS registra 1.552 mortes e 3.069 casos

Retomadas das buscas por avião serão ao Sul da queda