Dia do Namorados: cartilha ensina lojistas aumentar vendas

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

27/05/2013
venda_melhor O Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha "Venda Melhor-Dia dos Namorados" para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas na data, considerada pelos comerciantes como uma das mais importantes para o comércio varejista. Para obter a cartilha, disponível na internet no endereço do SEBRAE , o empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente a um escritório do Sebrae-SP para retirar. Com dicas valiosas, o material ensina, em detalhes, como organizar uma vitrine vendedora, dá opções para montagem de caixas surpresa, orienta como fidelizar a clientela e relaciona uma série de itens que não podem faltar para o bom andamento no negócio. "Eventos sazonais são ótimos momentos para o empreendedor divulgar seus produtos e serviços de forma mais agressiva. O Dia dos Namorados traz desafios e oportunidades para o varejo, com a demanda levando o faturamento a uma variação positiva", afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano. Como forma de explorar todos os recursos da vitrine, um dos principais chamarizes da loja, a cartilha ensina o comerciante a contar uma história surpreendendo com o uso de cores, formas, e iluminação - tudo isso aliado à composição de um bom plano visual. O material também destaca a importância das redes sociais, que podem alavancar as vendas por meio da divulgação de promoções e preços competitivos na internet. Mas, para isso, o guia alerta que o empresário deve ter disponibilidade de interagir em tempo real com a clientela. A montagem de caixas surpresa causa um ótimo impacto e também pode ser uma boa solução. A cartilha oferece ao empresário quatro opções: caixa dos cinco sentidos, dos sete pecados, com guloseimas e romântica. "Uma embalagem diferenciada valoriza os produtos, faz com que fiquem mais atraentes e criam a impressão de exclusividade para quem os recebe", observa Bruno Caetano.    1 - Conte uma história: A vitrine é o cartão de visitas da loja. Se não encantar o consumidor, ele provavelmente não entrará e o comerciante perderá a oportunidade de venda. Com manequins ou outros objetos decorativos, conte uma história de amor. 2 - Seja diferente. Surpreenda seus clientes: É fundamental ser notado. Seja ousado, ultrapasse a linha do previsível. Com isso, você atrai mais consumidores. 3 - Use cores fortes e formas: Não é preciso ser expert em vitrines para atrair consumidores. Use bastante papel de seda colorido em volta de mostruários de joias, por exemplo. Vinte por cento a mais de pessoas são atraídas por vitrines coloridas. 4 - Mantenha um visual limpo: Não adianta encher a vitrine com todos os produtos da loja. Para chamar a atenção, vale usar uma dúzia de itens de um mesmo modelo. 5 - Pense em planos visuais: Antes de começar a expor os itens na vitrine, marque o vidro com uma fita na altura dos olhos das pessoas. Isso facilita a organização. É importante manter alguns itens suspensos no teto e outros na base, próximos ao piso, mas o foco deve estar na altura média dos olhos dos consumidores. 6 - Iluminação: Pense na vitrine associada a luzes, que devem ser direcionadas aos pontos de atenção, mas sem formar sombras. À noite, deixe as luzes da vitrine acesas. Se sua loja for a única com iluminação, receberá atenção extra de quem passar pela rua.