Sebrae Móvel orienta produtores durante a Expoagro em Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

22/05/2013
Foto: Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo Foto: Divulgação

A 44ª edição da Expoagro - Exposição Agropecuária de Franca - que acontece de 17 de maio a 2 de junho, no Parque de Exposição Fernando Costa, contará com a presença dos consultores de Agronegócio do Escritório Regional do Sebrae em Franca. Nos dias 20, 21,22, 23, 24, 27, 28 e 29 de maio, das 9h às 16h, os consultores estarão com o Sebrae Móvel orientando e esclarecendo os produtores rurais de Franca e região.

Dentre os assuntos que serão tratados durante a realização do evento, está o manuseio do Produza Fácil Agricultura, um painel de controle da produtividade de hortaliças e frutas, desenvolvido pelo Sebrae-SP em parceria com a FAESP/SENAR-AR/SP, com objetivo de ajudar o produtor rural a aumentar seus ganhos e diminuir suas perdas.

Simone Goldman Batistic Ribeiro, consultora de Agronegócios do Escritório Regional do Sebrae em Franca, explicou que o Produza Fácil Agricultura é um painel de apoio ao planejamento da produção agrícola, que vai trazer dicas e orientações para que o produtor consiga fazer seu planejamento de forma simples e rápida. "O kit contém uma brochura explicativa, que ensina como o produtor deve usar o material, um painel de planejamento e papéis adesivos", explicou Simone Ribeiro.
A ferramenta questiona o produtor sobre quais são os seus produtos, quais são seus compradores e o auxilia a escalonar sua produção para atender, de forma eficaz, os contratos de compra firmados. O Produza Fácil Agricultura também ajuda a deixar claro e visível as etapas a serem cumpridas, desde o plantio até a colheita.
"O mercado exige do produtor rural compromisso do abastecimento em quantidade, qualidade e regularidade. Por isso, planejar a produção, dando ao comprador a segurança da entrega e o cumprimento do contrato de fornecimento é muito importante. O Sebrae-SP entende que um bom planejamento pode ajudar os produtores a aumentar seus ganhos e a diminuir perdas", conta o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.