O Uruguai se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo em vitória dramática por 1 a 0 contra a Itália. Com o resultado o time sul-americano se classificou para as oitavas-de-final e deve enfrentar o líder do grupo C da Copa do Mundo.
O gol foi do capitão uruguaio Godín aos 35 minutos, que marcou de cabeça após escanteio de Gaston Ramírez. Ao longo de todo segundo tempo, a seleção celeste tomou mais iniciativa no ataque. Principalmente, após a expulsão de do volante italiano Marchisio, expulso após falta em Arévalo Ríos.
A atuação do árbitro mexicano Marco Rodriguez foi bastante contestada pelos dois times, sobretudo na dentada do centro-avante Luis Suárez no zagueiro italiano Chiellini e a não-marcação de um pênalti após suposta em Cavani na área no primeiro tempo.
O jogo foi marcado por uma profusão de faltas e cartões. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Mario Balotelli recebeu cartão amarelo por entrada dura em Luis Suárez.
O amarelo também seria dado aos uruguaios Álvaro González por falta em cima de Verratti (no primeiro minuto do segundo tempo), a Muslera (aos 46 minutos, por arasar o jogo) e a De Sciglio por falta em Maxi Pereira (aos 32 minutos).
Nos dois tempos na Arena das Dunas em Natal, o que se viu foi um jogo duro com muitas faltas e pouca iniciativa em direção ao gol.
Empate no Mineirão
Com o empate por 0 a 0 em Belo Horizonte, entre Costa Rica e Inglaterra, uruguaios terminaram a primeira fase com seis pontos em segundo lugar. A Itália foi a terceira do grupo da morte, com três pontos. Os costarriquenhos são os líderes do Grupo D, com sete pontos, e os ingleses são os lanternas, com apenas um ponto.
Fonte: Agência Brasil