Duas estações da Linha Vermelha do metrô de São Paulo - Carrão e Tatuapé - estão fechadas por causa do protesto contra os gastos públicos com a Copa do Mundo, que teve início por volta das 10h de quinta-feira (12). O bloqueio, segundo o Metrô, ocorre desde as 13h40 por razões de segurança. Os manifestantes estão neste momento dentro da Estação Tatuapé gritando palavras de ordem. O clima é tenso com a presença da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM). O Shopping Tatuapé, cujo acesso é feito pela mesma entrada do metrô, também está fechado.
Um jovem foi detido dentro do metrô e levado em um carro da Polícia Civil. A Linha Vermelha faz o trajeto que leva os torcedores à Arena Corinthians, onde ocorre o jogo de abertura do Mundial, às 17h.
O protesto Sem Direitos Não Vai Ter Copa, marcado pelas redes sociais, teve início por volta das 10h, com concentração na Estação Carrão. Durante a manhã, a PM usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que tentavam bloquear pistas próximas à arena, também conhecida como Itaquerão.
Na ação policial, duas jornalistas da CNN ficaram feridas. A repórter Shasta Darlington sofreu um pequeno corte no braço e a produtora Barbara Arvanitidis foi atingida no pulso.
Além do militante preso no shopping, outro já havia sido detido e encaminhado à delegacia. A Secretaria de Segurança Pública informou que só divulgará um balanço das detenções após o jogo.