Tentativas de fraude contra o consumidor crescem 0,8% em abril

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

24/05/2014

Abril registrou 156.633 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 16,5 segundos no país. Em relação a março de 2014, houve alta de 0,8%.

Telefonia respondeu por 57.168 registros, totalizando 36,5% do total de tentativas de fraude realizadas em abril de 2014, queda em relação aos 37,9% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços - que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) - teve 50.542 registros, equivalente a 32,3% do total. No mesmo período no ano passado, este era o setor respondeu por 33,0% das ocorrências.

O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em abril de 2014, com 32.918 tentativas, 21,0% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 20,0% dos casos.

O segmento varejo teve 13.106 mil tentativas de fraude, registrando 8,4% das investidas contra o consumidor, alta em relação aos 7,5% observados em abril de 2013. O ranking de tentativas de fraude de abril de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,9%).

Principais tentativas de golpe

É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

As principais tentativas de golpe são:

1. Emissão de cartões de crédito.

2. Financiamento de eletrônicos.

3. Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.

4. Abertura de conta.

5. Compra de automóveis.

6. Abertura de empresas.

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