A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participa do programa de educação sanitária que visa proteger as comunidades rurais, por meio da divulgação de medidas preventivas, para o enfrentamento das influenzas aviária, suína e equina, que apresentam grande risco, não somente para os animais de criação, mas também para o ser humano.
Durante o programa, mais de 90 médicos veterinários extensionistas de todas as entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, foram capacitados durante os dois cursos realizados em Brasília. O curso foi ministrado por pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, técnicos do Ministério da Saúde e da Agricultura e professores da Universidade Federal Rural da Amazônia. A proposta foi a de atualização em conteúdos teóricos e práticos de educação sanitária como instrumento de defesa contra as influenzas.
O objetivo do programa é fazer com que técnicos, uma vez treinados, passem a atuar como formadores na capacitação de outros extensionistas e de lideranças comunitárias em seus estados de origem.
Atualmente, a Rede já se encontra instalada nas Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste e a previsão é de que ela alcance todo o território nacional até o próximo mês de junho.